quinta-feira, 10 de março de 2011

PAUSA PARA RESPIRAR

Hoje resolvi fazer um intervalo em minhas histórias para falar da respiração.
Afinal este é o primeiro ato de nossas vidas, nossa primeira alimentação. E deveria ser tratada com mais respeito pelas pessoas.
Durante minha carreira de professor de natação, minha maior dificuldade era ensinar a respiração pois é impossível mensurar a quantidade certa de ar para cada indivíduo.
Com os anos percebi que isto acontece em tudo na vida. As pessoas não fazem ideia da importância do oxigênio para a vida pois ele é a matéria prima de todos os tecidos que formam o corpo.
Apesar de aparentemente ser um movimento natural, eu percebo que a maioria das pessoas, quando executam qualquer atividade física sofrem com uma respiração rápida, forçada e ofegante e acabam ingerindo muito menos oxigênio do que poderiam.
Com os orientais aprendemos que é necessário explorar a maior parte dos pulmões, porque normalmente usamos apenas 10% de nossa capacidade respiratória. E já que não usamos, essa grande parte " inútil "  se transforma em um paraíso para vírus e bactérias ou pior ainda, para a maldita fumaça do cigarro.
Por isso é necessário ter calma para se executar atividades de longa duração. Primeiro deve-se começar pela caminhada e com o passar do tempo ir progredindo gradativamente rumo a corrida. E se depois de muito  tempo você não conseguir correr em um ritmo forte, relaxe! Lembre-se de que você não faz parte da elite que costuma receber salário para competir. Você faz parte da imensa maioria de pessoas que treina para ter uma vida mais longa e saudável.  E para viver bem lembre-se do seu primeiro momento neste mundo e RESPIRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário